quinta-feira, 17 de setembro de 2015

O Clamor

João:19:28-29

Vemos em Jo:19 que Jesus não tem muito tempo mais de vida. As sombras que envolviam o Calvário desapareceram e a luz do sol começa a brilhar novamente. De repente ouvimos seu lamento; TENHO SEDE, por que você acha que o TODO PODEROSO, criador dos céus e da terra e de todas as fontes das águas, pede de beber á pobre criatura humana? O que há por trás desse clamor?

UM CLAMOR DE IDENTIFICAÇÃO


Deus não pode suportar que seus filhos vivam longe dEle. Ele nos criou para viver uma vida maravilhosa de comunhão com Ele. O que Deus mais quer é viver em comunhão com o ser humano. Mas o homem sempre viveu fugindo e escondendo-se da presença de seu Criador.
Assim foi desde o Éden. Quando Deus chegou ao jardim àquela tarde, o que mais doeu em Seu coração, não foi o fato de ver o fruto comido. O que partiu Seu coração foi o fato de que seu filho não corria mais aos Seus braços como das outras vezes.
Por isso, para reconciliar o homem novamente consigo Deus, na pessoa de Jesus Cristo, torna-se homem como você e eu para alcançar-nos, para que nunca tenhamos a desculpa de dizer que Deus não pode nos compreender porque Ele é divino e nós somos humanos.
Portando, quando Jesus exclamou na cruz do Calvário: TENHO SEDE , Ele estava expressando a sua humanidade plena. Aí podemos ver Deus feito homem, plenamente homem ao ponto de ter sede.
Deus se fez homem e na cruz do Calvário sentiu-se abandonado pelo Seus melhores amigos e traído pelos seres que mais amava.
“Então hoje Ele pode dizer: 
Filho, Eu compreendo quando você é traído pelos seres que você mais ama. Quando você se sente rejeitado, abandonado e sozinho no mundo, Eu compreendo porque me fiz homem para entender você”.

Quando Jesus disse: TENHO SEDE, estava revelando Sua humanidade. Depois, Ele ressuscitou em carne e osso. E foi nessa condição que Ele foi assunto aos céus.
Portanto, há um homem diante de Deus que nos compreende e que intercede por nós. Aleluia!!!

UM CLAMOR DE REDENÇÃO

 O v:29 diz que ao gritar TENHO SEDE, os soldados ouviram, embebedaram uma esponja num balde de vinagre e colocando-o na ponta de uma vara chegaram aos lábios de Jesus. Alguns estudiosos da Bíblia dizem que aquele vinagre era uma espécie de anestésico dado aos condenados para amenizar a sua dor. Mas ao experimentar o vinagre Jesus virou o rosto, em seguida Ele morre.
Ele não poderia beber aquela mistura, porque se Ele não sofresse toda a dor daquela morte cruel, a justiça de Deus não seria satisfeita para a nossa REDENÇÃO.
Era como se Jesus falasse:
“Eu vim para isso, eu vou até o final”. Não vou beber esse vinagre. Vou pagar o preço e cumprir a justiça de Deus.

Aquele sangue inocente, apagou as nossas culpas e nossos pecados!
Aquele sangue inocente purificou-nos diante de Deus.
Aquele sangue inocente cumpriu a justiça de Deus em nós.

Sabe o que quer dizer isso?
Que o inimigo não tem mais direito de atormentá-lo por causa de sua vida passada.
Deram vinagre para anestesiar a dor. Mas a Bíblia diz que Jesus provou e recusou. Ele já havia determinado que tomaria o cálice... Era o preço que fora exigido. Por isso, em Cristo Jesus nós somos justiça de Deus!!!

UM CLAMOR POR VIDAS

Há dois momentos da Bíblia onde Jesus sente sede. Um é nesse texto que lemos, na hora da sua morte. O outro é em Jo:4:1,14, quando ele se encontra com a mulher samaritana.
Um dia, Jesus foi a uma cidade chamada Samaria para procurar a prostituta. A Bíblia nem sequer dá o nome desta mulher, simplesmente a chama de mulher samaritana. Jesus Se fez homem, e Se cansou, para esperar aquela mulher que na perspectiva humana não tinha muito valor. Sabe por quê? Porque a sede que Ele sentia naquele momento era a mesma sede que Ele sentiu no Calvário. Era sede de vidas!!!
Nas duas vezes que Jesus pede água, Ele recebe resposta intragável!!!
Primeiro Ele pede água a mulher samaritana: E ela o rejeita. Ele insiste. Ela diz: “Não posso”! Ele diz: “Eu tenho a água que você precisa”.
Mas a resposta da mulher é a duvida:
Como você vai tirar água do poço fundo?
A conversa termina e a mulher não dá água a Jesus!!
Agora Jesus grita “TENHO SEDE”!
E os homens que ouvem o clamor de Jesus o que oferecem a Ele?
Vinagre.
Quantos de nós diante do clamor de Jesus temos dado a Ele a resposta amarga e azeda.

Obs: Nós damos água a Jesus quando nos dispomos a buscar vidas para Ele.
E nós damos-lhe vinagre, quando dizemos:
Não tenho tempo para evangelizar ou um  não posso contribuir financeiramente com a obra de Deus, pois estou apertado.

Ainda hoje, podemos ouvir o clamor de Jesus Cristo na cruz do Calvário: 
TENHO SEDE”! 
Mas que tipo de resposta estamos dando a Ele? 
Um copo com água ou uma espoja embebido de vinagre?

1. Em algum momento já lhe passou pela cabeça a ideia de que nem Deus compreende você?
Por quê?

2. Diante do clamor de Jesus, “TENHO SEDE DE VIDAS”, que tipo de resposta você tem dado?
Água ou vinagre?
Por quê?


Créditos: 
Pr. Edilson Correa, Pastor Presidente da IBNA - Igreja Batista Nacional Aliança de Anápolis - GO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário